domingo, 30 de maio de 2010

Marvel Day: Customizadores em Ação!


Um evento chamado Marvel Day na loja Coleciona Brinquedos, não poderia faltar uma exposição de action-figures, não é?
Pois bem, isso é uma das nossas "Pequenas Grandes Atrações".
Durante todo o dia, teremos aberto ao publico o trabalho de dois customizadores -Henrique Garcia e Carlos.
Mas o que é um customizador?
Customizadores são artistas, experts em modelagem, que a partir de um molde de uma action-figure ou estátua, é capaz de transformar a figura de um personagem em outro, criando figuras muitas vezes inéditas no formato escolhido.
-Henrique Garcia: Químico que já trabalhou na fábrica de brinquedos Estrela, sendo na ocasião um dos responsáveis pela elaboração e produção das tintas usadas em diversos brinquedos, incluíndo até os Comandos em Ação ou os "G.I. Joes" (que se consagraram nos quadrinhos através de título produzido pela Marvel na década de 1980). A especialidade de Henrique são as customizações em figuras na escala de 5 polegadas, escala de tamanho usada quase como medida padrão na década de 1990 nas figuras dos personagens Marvel fabricadas pela Toy Biz, extinta empresa fabricante de brinquedos, subsidiária da própria Marvel, que iniciou toda uma geração de colecionadores de figuras de ação de Super-Heróis em todo mundo. Henrique cria suas obras nessa escala de tamanho, escala hoje quase não mais usada, dando continuidade a sua coleção com figuras de personagens inéditos tanto nessa escala, quanto em alguns casos em qualquer outra.
Confira ababaixo alguns trabalhos de Henrique Garcia:
-Agente Americano:

-Hércules:

-Jean Grey e Emma Frost:

-Karnak, dos Inumanos:

-Peter Parker e Mary Jane:

-Miss Marvel:

-Namorita:



-Carlos: Promove exposições regulares de seu trabalho na loja Coleciona Brinquedos.
Suas obras já são na escala de 6 polegadas, escala de tamanho maior, usada na consagrada coleção Marvel Legends, criada pela Toy Biz e continuada hoje pela Hasbro. Carlos tem o projeto de criar um pequeno museu de figuras de ação, organizado e separado por grupos e afinidades. Suas figuras são desde variações de visual de personagens consagrados, até figuras inéditas de personagens mais obscuros, conhecidos apenas por leitores de Hqs.

Henrique Garcia e Carlos também irão expor no evento figuras originais da Toy Biz, mostrando ao público dessa forma a evolução das figuras de ação, comparando as antigas da velha escola de 5 polegadas com as mais recentes em 6 polegadas.
O Marvel Day ocorrerá no dia 19 de Junho, sábado, na loja Coleciona Brinquedos. O endereço é na Rua Augusta, 2299, Jardim Paulista em São Paulo.